No dia 26 de outubro, a Abiquim participou da reunião do grupo de trabalho da Associação Global de Poliuretano, promovida pela ISOPA – European Diisocyanate & Polyol Producers Association, representante dos fabricantes de diisocianatos e polióis aromáticos, as principais matérias-primas dos poliuretanos na Europa. O evento reuniu vários países da Europa, Ásia e EUA para compartilharem as últimas atualizações do setor de poliuretano em cada uma das regiões.

A coordenadora executiva da Comissão de Poliuretano da Abiquim, Carolina Ponce de Léon, apresentou o status de quatro Projetos de Lei contra o uso de poliuretano que tramitam no País – dois no Rio de Janeiro, e outros dois no Espírito Santo e Paraná. Ela explicou como os departamentos técnico e de relações institucionais e governamentais da Abiquim, junto às associadas, têm trabalhado para ajustar as redações de modo a considerar as normas técnicas de segurança já existentes no Brasil para a correta aplicação do poliuretano.

Dentro desse contexto, a executiva destacou o lançamento da publicação ‘Poliuretano e a Reação ao Fogo – Manual do Profissional’ pela Abiquim e que ocorrerá ainda em 2021, nas versões português, inglês e espanhol. “A Abiquim e as empresas que fabricam matérias-primas para poliuretano acreditam que a melhor maneira de obter o uso correto desse produto é através da educação e da informação. Esta é a nossa proposta para os legisladores brasileiros para evitar a proibição de seu uso e garantir segurança para a população”.

Ainda no encontro virtual, Carolina Ponce de Léon apresentou as ações implementadas pelo Programa de Compliance da Abiquim. Entre elas, destacou a reorganização de papéis dentro das comissões, dando ao coordenador-executivo uma função de maior representatividade perante os públicos externos. Integrantes das empresas associadas, por sua vez, participam como ouvintes ou palestrantes convidados para colaborarem em questões técnicas específicas.

Dúvidas ou informações adicionais podem ser obtidas com Carolina Ponce de Léon, assessora de Comissões Setoriais da Abiquim no e-mail: carolina.poncedeleon@abiquim.org.br