Fala amigo (a) do Agronegócio. Em meus 12 anos de experiência com vendas no agronegócio tenho acumulado muito conhecimento e hoje quero transmitir um pouco disso para você, profissional da comercial do Agronegócio.
Para ajudar você, trouxe uma lista com 10 dicas para melhorar o seu desempenho e o da sua equipe. Caso o amigo leitor seja um Produtor Rural, essa é uma ótima lista para avaliar o atendimento em sua propriedade, e se por um acaso seu fornecedor não atender no mínimo 70% dos pontos dessa lista sugiro trocar de fornecedor. Boa leitura!!!
Sorria sempre durante a abordagem, e chame o cliente sempre pelo nome, vai facilitar a criação de sinergia entre vendedor e cliente.
Identifique as verdadeiras necessidades de compra do cliente. Seu resultado em vendas depende de como você conhece ou sabe o que o cliente precisa, vender é ajudar as pessoas resolver problemas.
Conheça o ciclo de compra do seu cliente, acompanhando a “rotina” de compra, fique atento quando será a próxima venda. Uma venda começa quando outra termina.
Saber ouvir, atenção nas palavras e gestos do cliente pode ajudar antes de oferecer o produto. Vendedores desatentos falam mais do que ouvem.
Conte uma boa história que valorize o seu produto ou serviço, enfatizando o benefício e o ganho na produção. Mas não se esqueça de ser breve, longas histórias geralmente cansam o cliente.
O cliente deseja ter vantagens na negociação, trate seus clientes como clientes. O cliente precisa visualizar e identificar os ganhos da sua proposta.
Não prometa o que você não pode cumprir, conheça seus limites. Uma negociação mal feita resultará em um cliente insatisfeito, que estará falando da sua insatisfação para outros 15 clientes.
Atitudes positivas. Profissionais positivos são como campos magnéticos, os outros querem estar à volta deles e são recomendados para outras pessoas, parceiros e possíveis clientes. O bom vendedor sempre é otimista, acredita em si próprio, na empresa que representa e no produto que vende.
Conhecer seus concorrentes ajudará a posicionar seus produtos e serviços no mercado, e ajudará a diferenciá-lo. O preço assume importância quando não existe diferença entre os concorrentes.
Mantenha canais de comunicação com o seu cliente. Caso ele precise dos seus produtos ou serviços fora do horários, onde ele irá encontrá-lo? Torne a comunicação algo fácil para os seus clientes.
Boas venda$ e sucesso!
Marcelo Cerutti, veterinário e pós-graduado em Marketing. Diretor da Cerutti – Consultoria e Treinamentos, de Campo Grande/MS
Fonte: Revista Safra